POSTADO EM 08 fev 2020 · Educação

Semana Pedagógica 2020 é encerrada com sucesso em Valparaíso

O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na terça, quarta e quinta-feira, dias 04, 05 e 06 de fevereiro, a Semana Pedagógica 2020 – que neste ano teve como tema: Desafios, Possibilidades e Compromisso de Todos com a Educação Valparaisense.

O tradicional evento deu início aos trabalhos letivos da Rede Pública Municipal de Ensino e foi montado com uma grande estrutura para receber os profissionais do setor, com atividades pedagógicas, debates e palestras em diferentes pontos da cidade: Igreja Comunidade das Nações, Instituto Federal de Goiás, Sena Aires e Auditório da SME.

Segundo a Secretaria de Educação, o público-alvo da ação educacional foi os diretores, secretários escolares, coordenadores, supervisores pedagógicos, professores da educação infantil, professores de 1º ao 9º ano, professores de AEE, professores do Centro Municipal de Línguas, CIEEI, projeto Revitalizando, professores de música, professores da EJA, analistas de gestão educacional, orientadores educacionais, assistentes educacionais e equipe técnica e pedagógica da SME.

O prefeito Pábio Mossoró acompanhou a iniciativa pedagógica e falou sobre a importância do momento. “Esta é uma oportunidade de aprendizado e reflexão dada aos profissionais do órgão que controla o ensino das nossas escolas. É fundamental para que tenhamos mais um ano letivo de conquistas e sucesso na rede municipal”, ressaltou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rudilene Nobre, o objetivo central da iniciativa de sucesso foi envolver todos os profissionais da pasta, em momentos de integração e troca de experiências pedagógicas. “Com dedicação e trabalho, nós iremos garantir muito mais avanços neste novo ano letivo”, afirmou.

Ainda de acordo com Rudilene, a Semana Pedagógica teve como metas as orientações de construção do Currículo Municipal em consonância com as normas orientadoras da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular para Goiás – Educação Infantil e Ensino Fundamental, os direitos de aprendizagem, as dez competências gerais da BNCC, os princípios, direitos e orientações para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. “Estou muito feliz com os resultados. Cada instante foi de muito aprendizado e contribuiu para preparar a nossa equipe. Este será mais um ano de conquistas e para colher muitos frutos de um trabalho feito com responsabilidade”, completou.

Para a diretora de Ensino e Gestão Pedagógica, Adriany Damasceno, a Semana foi desenhada para promover a formação continuada dos profissionais da Educação, por meio de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes como a BNCC e do Documento Curricular para Goiás DCGO, Currículo Escolar Municipal. “Estes são temas que nos levam a refletir que o aluno é e deve ser o centro da discussão do processo de ensino-aprendizagem, de modo a fundamentar os profissionais da educação para o planejamento do ano letivo”, destacou.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás