POSTADO EM 01 set 2021 · Educação

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO RECEBEM 2ª DOSE DA VACINA

Última etapa de imunização, iniciada em 30 de agosto, objetiva preparar a Rede para a volta às aulas, sendo esta, apenas uma das organizações de todo um Plano de Ação que está em preparação

Em parceria com o Governo Municipal e Secretaria de Saúde, a Secretária de Educação, Rudilene Nobre, tem realizado ações que visam à proteção da Comunidade Escolar. Desde o início da Pandemia que assolou o mundo e nos colocou diante da reflexão acerca da remodelagem do processo de ensino, a Pasta não tem medido esforços para que os servidores e os estudantes pudessem ter o melhor aparato diante dos desafios súbitos.
O momento mais esperado chegou. Ele consolida a segunda fase de vacinação, para que, de acordo com as autoridades médicas, tenha-se a eficácia no programa de imunização. A ação foi dividida em segmentos, onde primeiramente a Rede Pública está recebendo a 2ª dose. A posteriori, as Redes Particular e Estadual receberão o imunizante.
É importante que todos façam a sua parte, uma vez que mesmo com a disponibilidade de vacinas no Brasil e com a alta procura pelas vacinas no mundo todo, não é incomum ter ouvido falar sobre pessoas que receberam a primeira dose do imunizante e que não procuraram pela segunda dose. Com exceção da vacina da Janssen, que confere imunidade contra o coronavírus após 14 dias da única dose, as demais (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) precisam de uma segunda dose.
O Plano Nacional de Imunizações (PNI) conta, atualmente, com quatro vacinas (Coronavac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer e Janssen) em ampla aplicação no território nacional. Para se ter a garantia da correta imunização, deve-se seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que estão de acordo com as recomendações das respectivas fabricantes. Sendo assim, não há garantia de qualidade, segurança e eficácia quando o imunizante é utilizado de forma inadequada, ou seja, a imunidade não é garantida após a aplicação de apenas uma dose.
A Secretaria de Educação espera que todos os profissionais se imunizem para que possamos adentrar os espaços escolares com ainda mais energia e certeza de que realizamos um trabalho sólido durante o ensino remoto que desembocará em ações consolidadas no retorno. Somos, hoje, referência de ensino no entorno e esperamos nos tornar espelho de realizações para todo o Brasil e, por que não, para o mundo.

Redação: Comunicação SME
Fotografia: Kátia Ferreira