POSTADO EM 02 out 2018 · Educação

Sessão solene é realizada na Câmara para celebrar dia do Surdo

Na manhã desta terça-feira (02/10) foi realizada pela Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Surdo. O objetivo da data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. O Prefeito Pábio Mossoró e a Secretaria de Educação Rudilene Farias marcaram presença.

Na exposição dos trabalhos, o palestrante Paulo Alencar, presidente da Associação dos Surdos de Santa Maria e Entorno falou aos presentes sobre os desafios diários do surdo. “Queremos igualdade e respeito”, disse. A professora Márcia Francisca, da Universidade Católica de Brasília, relatou como é a vida do surdo e, Lourrany Nascimento Leal relatou um testemunho pessoal, emocionando os presentes na sessão.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 9,8 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva. Deste total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam dificuldade para ouvir.

O dia 26 de setembro foi instituído como o Dia do Surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola dedicada aos surdos do Brasil.

Além da data, o mês de setembro é utilizado para campanhas sobre o tema “Setembro Azul”, o período foi escolhido por conter diversas datas importantes e comemorativas para a comunidade surda, com eventos voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e comemoração das conquistas ao longo dos anos.