POSTADO EM 03 set 2018 · Educação

Valparaíso abre campanha do Setembro Amarelo com o curso de Escuta Ativa

O Governo Municipal de Valparaíso abriu nesta segunda-feira, 3, a campanha “Setembro Amarelo”. O objetivo é tratar sobre a prevenção ao suicídio e também sobre o tratamento para superação de problemas como a depressão. O suicídio é um mal silencioso que é causa de 32 mortes por dia no Brasil, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

A proposta é discutir o tema em forma de conscientização.  Para isso, esta semana será realizado o curso de Escuta Ativa com orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos, dentre outras áreas do governo municipal. A proposta do curso é que essas pessoas sejam replicadores de boas ações para a prevenção do suicídio. De acordo com a OMS, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados com auxilio profissional.

De acordo com o terapeuta integrativo Marcos Santana, vice presidente da Frente parlamentar de valorização da vida, prevenção ao suicídio, automutilação e cyberbullying do DF, a intenção é que devemos falar sobre o suicídio. “Falar sobre a valorização da vida é de uma importância muito grande, temos que atender todo o público que está vulnerável. Trouxemos cursos para gerar multiplicadores no município.”, lembrou.

Quem se interessar pelo trabalho pode se tornar um voluntário que escute essas pessoas. Vale lembrar que o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

O Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2015 em todo o país e visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção do suicídio. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.