POSTADO EM 23 jun 2017 · Educação

Valparaíso de Goiás ganha Central de Interpretação de Libras (CIL)

Na tarde desta quinta-feira, 23 de junho, os governos de Goiás e Federal, em parceria com a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, inauguraram a Central de Interpretação de Libras (CIL). Localizada na quadra 24, lote 48, Etapa A, Valparaízo I, na Sede da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude, a Central é a única do entorno sul.

O espaço foi entregue totalmente equipado, com dois computadores, duas impressoras, três mesas, três cadeiras giratórias e aparelho telefônico. Na cerimônia de inauguração a secretária Cidadã, Leda Borges também fez a entrega das chaves de um veículo 0 km (Chevrolet Spin) para atender a Central de Interpretação de Libras.

A CIL permitirá que pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos na cidade de Valparaíso de Goiás e outros municípios do entorno. Para Isabel Santos, diretora da Central de Interpretação de Libras de Valparaíso e interprete de Libras há 15 anos, a estrutura é muito importante para a qualidade do atendimento.  “Antes, trabalhávamos de forma muito precária, de forma mais humana e amorosa do que a nível técnico, agora, esse recurso veio fortalecer e dar força para contribuir ainda mais com os surdos”, destacou.

O programa conta ainda com estrutura adequada e equipe formada por dois intérpretes de libras, dois auxiliares administrativos (habilitados em libras) e um motorista. O equipamento tem como objetivo facilitar a comunicação e o acesso de pessoas com deficiência auditiva em atendimentos públicos, além do atendimento virtual, como interpretação em atendimentos online para prestação de serviços públicos, interpretação simultânea em audiências judiciais por videoconferência, apoio na apresentação de denúncias no Disque 100, entre outros.

O projeto é fruto de parceria entre o Governo de Goiás (via Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho -Secretaria Cidadã), governo federal (via Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Prefeitura Municipal. Segundo dados levantados pela Central de Interpretação de Libras, em Valparaíso de Goiás existe estimativa de 150 surdos e, quando somado aos municípios do entorno sul, a estimativa passa de 300.

Em discurso, o prefeito Pábio Mossoró agradeceu o apoio do Dr. Willian de Carvalho e da secretária Cidadã Leda Borges. “Hoje é um dia muito importante e um dia de festa para nós valparaisenses. Quero agradecer o apoio do Dr. Willian de Carvalho e da deputada estadual Leda Borges, que, com a vontade de Deus nos deu condições para inaugurar uma Central de Libras em nossa cidade. Esse ato hoje é a maior demonstração do nosso compromisso com investimentos em educação”, completou.

Depois de três atividades realizadas em Valparaíso pela Secretaria Cidadã, Leda Borges, ainda se recuperando de acidente, agradeceu ao gerente de políticas públicas das pessoas com deficiência da Secretaria Cidadã, que assumiu um desafio de desenvolver políticas públicas para a pessoa com deficiência. “Esta é a segunda Central de Libras do estado e a primeira e a única da região do entorno sul. Que a gente possa também capacitar os servidores de ponta, como os servidores da saúde e da defensoria pública, por exemplo, que atendem esse público e não sabem se comunicar com eles. Na verdade não é a pessoa com deficiência que tem problema, quem tem o problema somos nós que não os entendemos. Se nós não temos limitações, compete a nós compreendê-los”, pontuou.

A deputada estadual licenciada e secretária Cidadã anunciou ainda a construção do Centro Cultural, que deve ser edificada próximo ao Fórum. “Serão construídos somente 10 Centros Culturais no Estado de Goiás e Valparaíso ganhou um”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Alceu Gomes, aproveitou o momento para anunciar a aprovação do Projeto de Lei 1.215, que trata sobre a criação do Centro de Línguas de Valparaíso de Goiás. O Centro irá oferecer cursos de inglês, espanhol e francês e deve funcionar na Etapa A, ao lado da Secretaria de Cultura. No ato de inauguração ocorreu ainda uma emocionante apresentação dos alunos da Escola Municipal Caic – Tancredo de Almeida Neves, que possuem deficiências auditivas.

O cidadão com necessidades especiais poderá buscar o apoio da Central de Libras pelo telefone (61) 3627-1818 (Ramal 210) ou presencialmente. A Central funcionará de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Texto: Juliana Gentila, com informações da Secretaria Cidadã

Foto: Sérgio Grant