POSTADO EM 29 fev 2024 · Educação

VALPARAÍSO DE GOIÁS INVESTE EM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA POTENCIALIZAR APRENDIZAGEM ESCOLAR

Governo e Secretaria Municipal de Educação priorizam nutrição de qualidade como ferramenta fundamental para o desenvolvimento educacional.

Reconhecendo a estreita relação entre alimentação saudável e desempenho escolar, o município de Valparaíso de Goiás, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem realizado investimentos significativos na promoção de uma nutrição de qualidade nas escolas locais.

Ao reconhecer a importância vital da alimentação para o processo de aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás está adotando medidas proativas para garantir que os estudantes recebam refeições saudáveis e balanceadas durante o período escolar.

Compreendendo que uma dieta equilibrada é essencial para o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, o município está implementando programas e políticas que priorizam ingredientes frescos, nutritivos e de origem local nas refeições escolares.

Atualmente, oferta-se 26.938 refeições por dia para os estudantes matriculados em tempo parcial e, para os 500 alunos matriculados em tempo integral, oferta-se 4 refeições diárias, totalizando 28.938 refeições servidas. Assim, todos os alunos matriculados, tanto em tempo parcial quanto em tempo integral recebem alimentação, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Os cardápios são elaborados pelas Nutricionistas, atendendo o valor nutricional destinado a cada aluno, conforme a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e está regulamentada atualmente pela Resolução CD/FNDE nº 06, de 8 de maio de 2020, e suas alterações.

Em 2023, a Rede tinha 25.616 estudantes matriculados e investiu-se muito em alimentação escolar, conforme os indicativos abaixo:

• REPASSE EM 2023: R$ 4.367.118,20
  • GASTOS COM AGRICULTURA FAMILIAR (51,52%) (FONTE 115 PNAE): R$ 2.249.763,62
  • GASTOS COM OUTROS FORNECEDORES (FONTE 115 PNAE): R$ 1.677.216,05
  • GASTOS COM RECURSOS PRÓPRIOS (FONTE 101): R$ 3.185.900,88
    TOTAL GASTO EM 2023: R$ 7.112.880,55

É realizada, anualmente, a avaliação antropométrica em todas as escolas, que consiste em pesar e medir os estudantes, para que se traçar um mapa de dados que possibilita saber a quantidade de estudantes com baixo peso, magreza, risco de sobrepeso e sobrepeso.

Essa iniciativa reflete o compromisso do município em fornecer um ambiente propício para o crescimento e o sucesso educacional dos estudantes. Ao se investir na alimentação saudável, o governo promove não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e a capacidade de concentração dos estudantes, criando assim as bases para uma educação de qualidade e um futuro promissor para a comunidade.

Também, são realizadas, periodicamente, formações para os profissionais que lidam com a merenda escolar, com temas voltados para a segurança no trabalho, para dinâmicas que viabilizem um melhor desenvolvimento das tarefas na cozinha e para a valorização e motivação dos protagonistas desse contexto. As escolas da rede são equipadas com utensílios adequados para a confecção da merenda e todos os profissionais recebem os itens necessários para manter a segurança e a higiene no processo.

Assim, pode-se perceber e comprovar o total compromisso com a saúde física e mental dos servidores e dos estudantes, quando se entrega essa organização no setor de alimentação escolar que, de fato, direciona as comunidades para o melhor desenvolvimento do ensino e aprendizagem, onde todos ganham e avançam juntos.

É a Educação em Ação, por meio do seu Poder Transformador!

Confiram algumas fotos:

Redação: Comunicação Social da SME (Texto: Drielly Neres)
Fotos: Arquivo Institucional da SME
Arte Gráfica: Jhean Lima