POSTADO EM 26 set 2022 · Educação

VALPARAÍSO DE GOIÁS, PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO, RECEBE O FESTIVAL PARALÍMPICO LOTERIAS CAIXA E ELEVA O ESPORTE COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL, POR MEIO DO CONTEXTO EDUCACIONAL

O evento recebeu estudantes com deficiência de várias escolas da rede municipal e particular do município e consagrou uma manhã divertida e cheia de atrações para as crianças e jovens que participaram das vivências de modalidades esportivas propostas para despertar o interesse dos participantes pela prática de esporte.

Foi no último sábado, 24 de setembro, o Festival Paralímpico Loterias Caixa, reunindo mais de 10 mil crianças e jovens de 27 unidades federativas do país (26 estados e o Distrito Federal), em vivências esportivas com o propósito de promover a inclusão social a partir do esporte.

Ao todo, 103 núcleos vivenciaram esse momento de integração esportiva, coordenado por secretarias de educação, por meio das equipes de desporto escolar, e outras instituições sociais e educativas, com a meta de dobrar o número de participantes, considerando o último Festival, realizado no ano passado, pós-pandemia.

Valparaíso de Goiás, pelo segundo ano consecutivo, participa do Festival, exaltando o esporte que cresce, cada vez mais, na rede municipal de ensino, em parceria também com escolas particulares. Essa cidade tem um grande potencial para muitas manifestações culturais e esportivas e precisa desse tipo de estímulo para as crianças e jovens poderem ampliar as habilidades que já existem.

A inclusão, no esporte, é algo também crescente, no âmbito escolar e social de Valparaíso. Os estudantes com deficiência das escolas municipais e particulares (com o apoio da Secretaria Municipal de Educação) têm se destacado muito e esse fator é importantíssimo para o desenvolvimento da cidadania.

O evento foi realizado na quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Especial Professor João da Silva Filho, localizada no bairro Pacaembuzinho, das 9h às 12h, com a presença da Equipe de Desporto Escolar da Secretaria de Educação, autoridades locais, pais, professores e voluntários de Educação Física, estudantes da UNICEPLAC (Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos) do Gama-DF. Cada uma das sedes ofereceu aos participantes três opções de práticas esportivas de livre escolha. O núcleo de Valparaíso escolheu vôlei sentado, atletismo e parabadminton.

O maior objetivo do Festival Paralímpico é difundir o Movimento Paralímpico, por meio de atividades recreativas e lúdicas que simulam modalidades paralímpicas, com o intuito de despertar o interesse pelo esporte como uma prática, assim como a cultura, que têm influência direta na formação de caráter e na qualidade de vida. Além dos benefícios à saúde que a prática esportiva traz, é uma forma de criar e fortalecer laços. Pois o esporte tem o poder da socialização, em que não se separa gênero, raça, religião ou classe social.

Confira algumas fotos do evento:

Link com as fotos oficiais do evento por todo o Brasil (Álbuns do Comitê Paralímpico Brasileiro):

Redação: Comunicação da SME
Fotos no corpo da matéria: Kátia Ferreira