POSTADO EM 05 mar 2018 · Educação

Valparaíso de Goiás recebe duas novas escolas padrão século XXI

Na sexta-feira, 02 de março, o município de Valparaíso de Goiás recebeu duas novas escolas padrão século XXI, inauguradas pelo Governo do Estado de Goiás ­— Colégio Estadual Gildete Barreto de Lima, no bairro Ipanema e Colégio Estadual Marajó, no bairro Jardim dos Ipês.

As duas solenidades contaram com a presença do governador Marconi Perillo, do vice-governador José Eliton, do deputado Federal Célio Silveira, da deputada Estadual Lêda Borges, do prefeito Pábio Mossoró e sua vice Dr. Zeli Fritsche, da secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás Raquel Teixeira, coordenadora regional de Educação Wânia Mara, autoridades municipais e do entorno e comunidade.

A primeira inauguração ocorreu no Colégio Estadual Gildete Barreto de Lima, localizado na Avenida 1, Quadra 24, área especial Jardim Ipanema. A unidade educacional atenderá o Ensino Fundamental II (6º ao 9º), nos turnos Matutino e Vespertino e o Ensino Médio nos três turnos. O espaço conta com 6 salas de aulas, sala de informática e espaço cultural.

A segunda solenidade aconteceu no Colégio Estadual Marajó, localizado na Avenida Brasil, esquina da Rua 02 com a Rua 03, Jardim dos Ipês. O Colégio Estadual ficará localizado na Avenida Brasil, esquina da Rua 02 com a Rua 03, Jardim dos Ipês.

A escola atende o Ensino Médio nos turnos matutino e noturno e para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º) no turno vespertino. O espaço conta com 12 salas de aulas, sala de informática, laboratórios de química, física e biologia, além de biblioteca, espaço cultural e quadra para a prática de esportes.

Segundo a secretária de Educação do Estado de Goiás Raquel Teixeira, no Entorno Sul existem 28 padrão século XXI, modelo idealizado por ela, em sua primeira passagem pela Educação, no primeiro governo de Marconi Perillo. “Se não fosse a determinação do governador Marconi Perillo e de seu vice José Eliton, de construir escolas e levar qualidade para todas as cidades, nós não estaríamos vivendo esse momento que marca a transformação em Valparaíso de Goiás e entorno”, destacou.

Em sua fala Marconi ressaltou que o espaço físico adequado garante um excelente ensino, e consequentemente excelente média no Ideb. Perillo também teceu elogios ao vice-governador, ao destacar que “sem ele, José Eliton, meu braço direito, competente, leal e amoroso com as questões do Governo do Estado, as coisas teriam sido mais difíceis”.

Ao elogiar a qualidade da escola, José Eliton lembrou que também estudou em escola pública. “Se consegui me formar e chegar a vice-governador de Goiás, devo tudo ao estudo, à minha determinação de ir em frente”, observou.

O prefeito Pábio Mossoró elogiou os operários que trabalharam com empenho para entregar as duas escolas. “Os operários estavam nas duas escolas de dia e de noite para entregar à comunidade esse instrumento público”.  Na oportunidade, Pábio Mossoró entregou uma placa de agradecimento ao governador Marconi Perillo em reconhecimento e gratidão pelas obras e melhorias realizadas em Valparaíso, por meio de verbas estaduais.

Lêda Borges aproveitou para pedir à comunidade que cuide do bem público. “Para nós, o que importa é cumprir os nossos compromissos com a comunidade, no entanto, peço à comunidade que cuide da escola, vamos amar o que temos e sermos gratos ao que é nosso, só assim teremos uma sociedade mais próspera”, pontuou.

Matrículas: Colégio Estadual Gildete Barreto de Lima e Colégio Estadual Marajó

As matrículas podem ser realizadas das 08h às 18h, nos próprios colégios. O interessado deve levar os seguintes documentos: Declaração de escolaridade ou histórico escolar, cópia do RG ou certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, CPF e RG do responsável.