POSTADO EM 06 dez 2021 · Educação

VALPARAÍSO DE GOIÁS RECEBE O FESTIVAL PARALÍMPICO DAS LOTERIAS CAIXA 2021

No último sábado, 04 de dezembro, estudantes deficientes e não deficientes, com idade entre 8 e 17 anos, da rede municipal de ensino, participaram de atividades esportivas no Centro Poliesportivo do Céu Azul, em Valparaíso de Goiás.

O Governo Municipal da cidade de Valparaíso de Goiás tem a honra e a alegria de vivenciar, no contexto da Educação, práticas que alcançam os interesses das crianças e dos jovens, direcionando-os para a construção de uma cidadania equilibrada, no sentido da saúde do corpo e da mente, como alinhamento das ações que levam o indivíduo ao bem-estar e ao senso do bem comum para a sociedade.

Após avaliação do Comitê Paralímpico Brasileiro, Valparaíso de Goiás foi escolhida para uma das Sedes do evento que ocorreu no dia 04 de dezembro. O Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado desde 2018, constitui um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças deficientes do território nacional a experiência de vivenciar algumas das modalidades Paralímpicas e propiciar a inclusão social dessas crianças por meio do esporte.

O público-alvo do Festival são crianças deficientes e não deficientes (até 20%), com idade entre 8 a 17 anos, praticantes ou não de esportes paralímpicos, vinculadas ou não a clubes, associações, institutos e centros de reabilitação, nas cinco regiões geográficas do Brasil.

• Na primeira edição do Festival, 48 núcleos participaram, com representação em todos os Estados Brasileiros. Ao todo, 7.000 crianças foram atendidas.
  • Na segunda edição, 78 núcleos participaram, onde mais de 10.000 crianças foram atendidas.

Cumpre esclarecer que os profissionais envolvidos no Festival Paralímpico Loterias Caixa, em sua grande maioria, estão inseridos no contexto escolar paralímpico e perceberam a importância dessa ação para inclusão social dos alunos com deficiência.

O evento, direcionado, também, pela Coordenadoria de Desporto Escolar da Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença da Secretária Rudilene Nobre que acredita no esporte como uma ponte para a construção de saberes e relações humanas saudáveis, pois, com essa participação, Valparaíso de Goiás pode proporcionar que crianças com deficiência e crianças sem deficiência (até 20%) pudessem se beneficiar dos efeitos positivos do Esporte e da Educação para a Comunidade e proporcionar, ainda, a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o movimento paralímpico em todo o território nacional.

Outras personalidades do município, também, estiveram presentes no evento, consolidando forças para esse movimento importante de cidadania, em ações que reforçam o empenho do trabalho educacional inclusivo, voltado, especificamente, para o contexto do Esporte, onde o município de Valparaíso de Goiás, por meio da Pasta da Educação, direcionado pela equipe da Diretoria de Desporto Escolar, vem desenvolvendo, com o intuito de fomentar atividades de inserção de crianças, jovens e adultos com deficiências nas mais variadas searas sociais.

#FestivalParalímpico

Confira algumas fotos do evento:

Redação: Comunicação da SME (Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro)
Fotos: Kátia Ferreira