POSTADO EM 18 set 2018 · Educação

Valparaíso de Goiás sedia Seminário Regional de implementação da Base Nacional Comum Curricular

O município de Valparaíso de Goiás sediou nesta terça-feira, dia 18 de setembro, o Seminário Curricular Regional para o estudo do documento destinado ao Estado de Goiás da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento promovido no auditório da Secretaria Municipal de Educação, que fica situado no bairro Jardim Oriente, foi aberto aos profissionais do setor educacional de municípios goianos do Entorno Sul do Distrito Federal e ao público em geral.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

O prefeito Pábio Mossoró e a secretária Rudilene Nobre estiveram presentes no Seminário Curricular Regional, para representar Valparaíso e a Rede Pública Municipal de Ensino. O objetivo do encontro foi discutir os próximos desafios, tratar da implementação da BNCC e nortear os trabalhos das secretarias municipais nos municípios participantes. De acordo com o chefe do Poder Executivo, este é um momento fundamental onde os municípios estão unindo esforços e trabalhando para a efetivação do Documento Curricular. “Isso garantirá os direitos de aprendizagem e um ensino com muito mais qualidade para milhares de estudantes”, afirmou.

Segundo a secretária de Educação, Rudilene Nobre, a unificação curricular oportuniza a continuidade dos estudos de alunos que migram de uma rede para outra durante o ano letivo e que encontram grades curriculares com grandes diferenças. Ela também acredita que a mudança facilitará o trabalho de professores que lecionam nas redes estadual e municipal nas mesmas etapas, e que são forçados a lidar com conteúdos diferentes. “Essa é uma adequação dos Currículos para que Estados e Municípios trabalhem colaborativamente, visando potencializar boas práticas e minimizar as desigualdades. Temos hoje a missão e o desafio de construirmos e de consolidarmos um documento curricular único, que seja otimizado e flexível, que respeita as diversidades regionais e locais”, destacou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás