ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 01 ago 2022 · Educação

DIRETORIA PEDAGÓGICA, JUNTO À ASSESSORIA YOUEDUC, LANÇA ETAPA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2022 PARA AS EQUIPES PEDAGÓGICAS ESCOLARES

O processo de Formação Continuada é a oportunidade certa para que os integrantes das equipes pedagógicas possam socializar experiências, tornando-as vivas no desenvolvimentos do trabalho nas escolas, em prol do conhecimento, por isso o tema deste ano é “De Professor para Professor” para uma construção coletiva e integrada.

Em todos os anos letivos desta gestão educacional que já se estende para o sexto ano consecutivo de muita construção na linha do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, as equipes da Secretaria de Educação preocupam-se com o planejamento de propostas de Formação Continuada para todas as equipes de trabalho da rede de ensino, por acreditar que o caminho da socialização das boas experiências podem enriquecer e alavancar o trabalho sempre.

É certo que, quando se pensa em uma proposta de formação a ser desenvolvida, a equipe proponente gera os temas de acordo com as expectativas do público-alvo para ofertar estudos que tragam novos olhares para os horizontes de possibilidades de sucesso. Quando os grupos se juntam predispostos a essa construção, o trabalho flui e alcança os patamares de uma integração necessária que a Educação exige na efetividade das ações sociais e de construção da cidadania.

Planejar sempre é necessário, pois é no planejamento coletivo que os novos talentos são descobertos para implementação de estratégias que mudam o rumo dos trabalhos para a direção de propostas que chamam as crianças, jovens e adultos para mais perto da escola, consolidando a ideia de que é pela educação que as construções humanas, sociais e culturais são firmadas no seio da sociedade para a evolução dos tempos.

Neste ano, a Formação Continuada tem o título central “De Professor para Professor”, firmando essa ideia de que o trabalho é, de fato, coletivo e a construção desse momento para os aspectos positivos depende de cada parte envolvida. A Formação ocorrerá de agosto a novembro de 2022 (às terças e quintas-feiras), conforme Cronograma divulgado (confira abaixo) e divulgação do material de mídia, a cada nova etapa.

Todos os Professores, Coordenadores e Supervisores das escolas, com a coordenação da Equipe Pedagógica e Assessoria YouEduc, participarão desse momento histórico para a construção da educação valparaisense. São, ainda, tempos de muitas dificuldades e algumas incertezas em meio ao processo de planejamento, com olhares atentos para a recomposição das aprendizagens (pós-covid), e é preciso que haja, realmente, muita união, objetivos bem definidos e dedicação ao trabalho.

Os temas são diversos para cada segmento de ensino, divididos em 4 módulos, com base nas necessidades e realidades das equipes. O formato será compartilhado entre duas propostas: presencial e pela Plataforma EADUC, totalizando uma carga horário, ao final, de 180 horas, consolidadas em um certificado reconhecido dentro do sistema de ensino, validando todo o esforço e comprometimento das equipes para essa proposta de trabalho.

Confira, clicando no link abaixo, o Projeto e o Cronograma na íntegra:

FORMAÇÕES 2022 – DE PROFESSOR PARA PROFESSOR

CRONOGRAMA GERAL – FORMAÇÃO CONTINUADA 2022


Redação: Comunicação da SME

Arte Gráfica: Rangel Franco