ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade

POSTADO EM 13 abr 2021 · Educação

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFORMA: VACINAÇÃO DA HPV E MENINGITE ACWY

A vacinação é exclusiva para crianças! Procure o Posto de Saúde mais próximo da sua residência!

O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que ataca, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus. Alguns subtipos de HPV, segundo a literatura científica, estão associados aos cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e, até mesmo, câncer reto-anal.

A curto prazo, a infecção não apresenta qualquer tipo de sintoma. A longo prazo, o diagnóstico geralmente aparece quando a infecção já provocou o surgimento desses cânceres. A melhor forma de prevenção é a vacina, que funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV, sendo destinada exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito em infecções pré-existentes ou na doença clínica estabelecida. “É importante que os pais atentem para vacinar seus filhos antes do início da vida sexual, assim, caso eles sejam expostos ao vírus na vida adulta, estarão protegidos”, afirma Vanessa.

A Meningocócica C é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria meningitidis, caracterizada pela inflamação das meninges, podendo deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). Os principais sintomas são febre alta, rigidez na nuca que gera dificuldades para encostar o queixo no peito, dor de cabeça, manchas na pele, confusão mental, dor de garganta, vômitos, náuseas, sonolência, dificuldades para acordar, irritação, cansaço e falta de apetite.

 

A Secretaria de Educação, em parceria com a Pasta da Saúde, informa o início da vacinação contra HPV e Meningite ACWY. Vale ressaltar a importância das vacinas e do cumprimento do calendário vacinal para atualização e proteção da saúde crianças. Os pais ou responsáveis devem se encaminhar à Unidade de Saúde mais próxima, das 9h às 16h, para prosseguir com o trâmite de imunização.

A vacina contra HPV é para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a vacina contra a Meningite ACWY é para meninos e meninas de 11 e 12 anos.

Ao se dirigirem às Unidades de Saúde, respeitem as normas de segurança dos Órgãos Sanitários, uma vez que ainda estamos em período pandêmico.

 

 

Redação: Comunicação SME